Foto: Renan Mattos (Diário)
No primeiro dia de atendimentos do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, dos 32 pacientes que estavam agendados, 26 compareceram à nova unidade, inaugurada nesta segunda-feira. Ao todo, 112 consultas com especialista foram disponibilizadas em agosto para os 32 municípios de cobertura da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
No entanto, diferentemente do que havia sido informado, excepcionalmente neste mês, o ambulatório irá funcionar em apenas quatro dias: além desta segunda, os atendimentos serão feitos na próxima segunda-feira, no dia 23 e no dia 29 de agosto. De acordo com o diretor administrativo do Regional, Elvis Prestes, a partir de setembro os atendimentos serão feitos de segunda a quinta-feira, totalizando 320 consultas por mês.
Veja o cronograma da unidade móvel de saúde para esta semana
O santa-mariense Altair Melo dos Santos, 53 anos, foi o primeiro paciente a ser atendido no ambulatório novo. Essa também foi a primeira consulta dele no Regional. Ele aguardava por uma consulta com especialista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017:
- Eu sofria de arritmia cardíaca e consultei no postinho há cerca de dois anos. O doutor mandou eu aguardar para conseguir retorno e estava esperando até hoje (segunda-feira). Agora, está tudo bem.
Boletim aponta terceira confirmação de Gripe A em Santa Maria
O novo serviço funciona em duas salas: um consultório médico e uma sala de triagem. Os atendimentos são realizados pelos mesmos profissionais que atualmente integram o quadro funcional do hospital. A equipe é composta por técnicos em enfermagem e por três cardiologistas, que se revezam por turno. Para esta nova etapa, não foi preciso, no entanto, contratar novos funcionários.
Ainda conforme a direção, o número de consultas oferecidas a partir de setembro somam-se a outras 304 consultas cardiológicas mensais já ofertadas no ambulatório de hipertensão e diabetes. Com isso, serão oferecidas 624 consultas na especialidade pelo hospital por mês.
- O novo ambulatório de cardiologia também contribui com a estratificação do paciente. Ele retorna para a sua unidade de saúde já com o diagnóstico e pode vir a ser identificado como um paciente de alto ou muito alto risco, por exemplo. Então, ele vai retroalimentar o ambulatório de hipertensão e diabetes - destaca o diretor administrativo do Regional.
Leitos de internação do Hospital Regional não serão abertos neste ano
Além das consultas, estima-se que cerca de 1,2 mil exames sejam feitos ao mês no novo ambulatório. Atualmente, os exames de imagem e diagnóstico solicitados pelos médicos ainda não estão sendo feitos no Hospital Regional.
Os aparelhos necessários para a realização dos exames já foram instalados, mas faltam os trâmites da Vigilância Sanitária, que deve fazer uma nova inspeção na semana que vem. Por enquanto, as solicitações são encaminhadas para duas clínicas da cidade, até que o Centro de Diagnóstico e Imagem comece a operar.
Serviço
Esse é o segundo serviço ambulatorial a ser aberto no Hospital Regional. O primeiro, voltado a pacientes com diabetes e hipertensão, foi inaugurado em 9 de julho de 2018. Um ano depois da inauguração do complexo, que levou 15 anos para abrir as portas - desde o início do projeto - e custou cerca de R$ 70 milhões aos cofres públicos, a população ainda aguarda pela abertura dos primeiros leitos de internação, ainda sem previsão. O governo do Estado espera pela liberação de R$ 50 milhões, assegurados pelo Ministério da Saúde, para a compra de equipamentos do hospital.